31 de ago. de 2010

VCM, CHCM, HCM–Meu Deus quem inventou isso… Foi o WINTROBE

A primeira matéria que aprendemos no Diagnóstico é a ler um hemograma completo, quem já não fez um como rotina em uma consulta médica?

Então, no hemograma vemos as hemácias, o teor de hemoglobina que é a parte funcional hemácia, e outros dados que são novos como o hematócrito, o VCM, o CHCM e o HCM. Sem contar os leucócitos, que é a parte branca do sangue.

Pois bem, devemos este tanto de siglas ao pesquisador Maxwell Myer Wintrobe (foto abaixo), homenageado em uma série de livro de hematologia que levam o nome dele, muito comum nas Universidade do hemisfério norte, principalmente nos Estados Unidos. Se lembra do Lehninger, em Bioquímica do Prof. Eustáquio. Esse tipo de homenagem tentar demonstrar a genialidade do cientista na determinada área.

November 2007 Wintrobe-1 Headshot.jpg-Maxwell Myer Wintrobe, nasceu em 1901 na Áustria, sendo autoridade no campo da hematologia médica. Seu textbook (pt. manual) hematológico foi o primeiro dedicado totalmente a esta área médica, e contribuiu muito para o diagnóstico correto das anemias e dos distúrbios metabólico sanguíneo.

De origem judaica devido a situações políticas migraram para o Canadá, para o estado Nova Escócia onde cresceu até 1912. No mesmo ano mudou-se para Manitoba onde conclui o High School (Ensino Médio) e ingressou na Universidade de Manitoba, onde obteve o diploma de médico em 1921, e 1926 o título de Mestre em medicina. Ainda em 1926, mudou para os Estados Unidos, para Nova Orleans, no estado da Louisiana, onde obteve o título de doutor, que lá é chamado de Ph.D (abreviação inglesa para Philosophy Doctor), em 1929 – intitulado carinhosamente de “The Erythrocyte in Man” (pt. Homem eritrócito).

Lecionou em diversas Universidades no Estados Unidos, e foi chefe de vários Hospital, principalmente na área de Medicina Interna. Atuou como Presidente da Sociedade Americana de Hematologia, em 1972. Em 1973, como Presidente da Associação dos Professores de Medicina nos EUA. Faleceu em 1986, devido a um infarto aos 85 anos, finalizando seis décadas de pesquisa e docência clinica, sendo o maior escritor acadêmico para área de hematologia médica.

Segundo a American Society of Hematology, em sua homepage –“Dr. Wintrobe foi o mentor e o cientista da rotina hematológica. Seu trabalho foi responsável pelo estabelecimento da hematologia, como uma especialidade médica. Seu livro-texto, Clinical Hematology (foto abaixo), sempre será a autoridade do deste campo médico…ele tornou-se hematologista antes da Hematologia existir”.

wintrobe Exemplar disponível na Biblioteca Central da UNIUBE, na área de Hematologia Médica.

LEIA MAIS EM:

_________. Maxwell Wintrobe. Wikipédia: Homepage, 2010. Disponível em:<http://en.wikipedia.org/wiki/Maxwell_Wintrobe>. Acesso em: 31 set. 2010. (língua inglesa)

KUSHNER, J. P. Maxwell Myer Wintrobe: Influential Teacher in the Field of Hematology. American Society of Hematology: Homepage, 2007. Disponível em: <http://www.hematology.org/Publications/Hematologist/2007/1169.aspx>. Acesso em: 31 set. 2010. (língua inglesa)

University of Manitoba. site: http://umanitoba.ca (em língua inglesa)

Bem-vindos ao Diagnóstico Laboratorial

Pessoal,

Gostaria de desejar as boas vindas a todos aqueles que estão cursando neste 2º Semestre de 2010, a matéria de Diagnóstico Laboratorial. A importância desta matéria é fundamental, porque aqui é que o aluno irá aprender a alcançar os olhos clínicos onde a visão humana não pode chegar.

O sangue é o principal aliado laboratorial que temos porque é neste imenso ducto que estão células, enzimas, hormônios, gases, minerais que determinam ou denunciam as alterações clínicas e onde elas estão sendo geradas.

rembrntTela de Rembrandt – Lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp

Clinicar é uma arte, e como ler um pintura, sendo que a nossa tela é o corpo do animal quando aguçamos o olhar, enxergamos os detalhes, ponto a ponto e o conjunto, conseguimos determinar a época (evolução da doença), o artista (qual o agente etiológico – bactéria, vírus, parasita e etc.) e qual é  o estilo (características da doença – alterações patológicas).

O Diagnóstico é o gargalo da veterinária, não por ser somente difícil mas por definir aquilo que você nunca irá esquecer – como salvar uma vida!

Abraços e boa sorte a todos!!!