31 de ago. de 2010

Bem-vindos ao Diagnóstico Laboratorial

Pessoal,

Gostaria de desejar as boas vindas a todos aqueles que estão cursando neste 2º Semestre de 2010, a matéria de Diagnóstico Laboratorial. A importância desta matéria é fundamental, porque aqui é que o aluno irá aprender a alcançar os olhos clínicos onde a visão humana não pode chegar.

O sangue é o principal aliado laboratorial que temos porque é neste imenso ducto que estão células, enzimas, hormônios, gases, minerais que determinam ou denunciam as alterações clínicas e onde elas estão sendo geradas.

rembrntTela de Rembrandt – Lição de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp

Clinicar é uma arte, e como ler um pintura, sendo que a nossa tela é o corpo do animal quando aguçamos o olhar, enxergamos os detalhes, ponto a ponto e o conjunto, conseguimos determinar a época (evolução da doença), o artista (qual o agente etiológico – bactéria, vírus, parasita e etc.) e qual é  o estilo (características da doença – alterações patológicas).

O Diagnóstico é o gargalo da veterinária, não por ser somente difícil mas por definir aquilo que você nunca irá esquecer – como salvar uma vida!

Abraços e boa sorte a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário