1 de set. de 2010

FERRO–Estudo clínico

Por Paula Bassi

O Ferro é um íon importante para a formação da hemoglobina, mioglobina e outras substâncias como os citocromos, a citocromo oxidase, a peroxidase e a catalase.

6Molécula de hemoglobina presente nos eritrócitos.

A quantidade total de Ferro no corpo é em média quatro gramas, dos quais cerca de 65% estão presentes na hemoglobina. Cerca de 4% estão presentes na mioglobina, 1% nos diversos compostos hêmicos que promovem a oxidação celular, 0,1% combinado à proteína transferrina no plasma sanguíneo e 15 a 30% armazenados, principalmente no fígado, sob a forma de ferritina.

O ferro é transportado pelo organismo ligado a β1-globulina presente no plasma, conhecida como transferrina. A Transferrina é uma glicoproteína sintetizada principalmente no fígado e é a principal proteína plasmática transportadora de ferro.

24

A Ferritina é uma glicoproteína de alto peso molecular, que armazena 20% a 25% do ferro do organismo. É encontrada principalmente no fígado, baço, mucosa intestinal e da medula óssea. Sua concentração sérica correlaciona-se com os estoques de ferro total do organismo. A limitação para sua utilização é que, por ser uma das proteínas de fase aguda, eleva-se em resposta a processos inflamatórios agudos, infecções ou traumas, em processos inflamatórios e em processos malignos.

bfrEstrutura molecular da ferritina. Fonte:http://www.itqb.unl.pt/~Metalloproteins_Bioenergetics/news/bfr.gif

A maior parte do ferro que adentra o plasma se liga à ferritina, sendo transportada para a medula óssea. Lá o ferro se incorpora a uma nova hemoglobina, que é colocada dentro de uma nova hemácia, que é liberada para a circulação.

lqes_empauta_novidades_1126_ferritina_aglomeradaMicroscopia eletrônica de aglomerados ferritinas – fonte: UNICAMP (2010).

O aumento de ferro sérico poderá ocorrer no tratamento de anemias com ferro, neoplasia da medula óssea, drogas mielossupressoras, anemia hemolítica e perniciosa, hepatopatias virais e crônicas.

A diminuição sérica ocorrerá em dietas pobres em ferro, na prenhez, nos casos de grandes hemorragias.

Consequentemente, os valores de Ferritina estarão alterados antes da diminuição dos níveis séricos do ferro, das mudanças morfológicas das células vermelhas ou dos sinais clínicos de anemia; sendo, portanto, o teste mais sensível para diagnóstico da deficiência de ferro.

As variações de concentração sérica da Transferrina ocorrerão em resposta à deficiência de ferro e em doenças crônicas, retornando ao normal após o tratamento. Normalmente, apenas 1/3 da transferrina plasmática encontra-se sob a forma saturada. A mensuração de transferrina usualmente é feita em relação a capacidade total de ferro que esta pode transportar, e a isto se refere como “capacidade total de ligação do ferro” (CTLF) do plasma.

Escolha três casos citados abaixo e desenvolva um texto com cada um, correlacionando a importância do ferro e seu possível tratamento.

 

Situações clínicas

Transferrina

Ferritina

Referência

Verminose crônica por Haemonchus em ovino

102 µg/dl

18 ng/ml

Tranferrina: 179-207µg/dl

Ferritina: 27-76 ng/ml

Anemia ferropriva em leitões

53 µg/dl

15 ng/ml

Tranferrina: 55-187µg/dl

Ferritina: 20-125 ng/ml

Anemia hemolítica causada por Babesia canis

284 µg/dl

456 ng/ml

Tranferrina: 33-147µg/dl

Ferritina: 80-800 ng/ml

Gestação em gado de leite

41 µg/dl

12 ng/ml

Tranferrina: 39-155µg/dl

Ferritina: 33-55 ng/ml

Cavalo de corrida - aplicação de Ferro erroneamente

238 µg/dl

329 ng/ml

Tranferrina: 50-198µg/dl

Ferritina: 43-261 ng/ml

Bezerros com suplementação rica em ferro (intoxicação)

110 µg/dl

297 ng/ml

Tranferrina: 39-155µg/dl

Ferritina: 33-55 ng/ml

Felino com dermatite atópica - tratamento com glicocortióide há 2 semanas

310 µg/dl

12 ng/ml

Tranferrina: 179-207µg/dl

Ferritina: 27-76 µg/dl

Nefrite crônica em um canino.

82 µg/dl

31 ng/ml

Tranferrina: 179-207µg/dl

Ferritina: 27-76 µg/dl

Composição fotográfica: Nathan Cruz.

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Sou veterinária, mas tenho tido dificuldade em encontrar um labaoratório que dose ferritina. Saberia me indicar algum? preferencialmente, na região de São Paulo, mas se souber em algum outro lugar, já me ajuda muito!

    Meu email é o cinthia.nacamura@gmail.com

    Obrigada, e sucesso!

    ResponderExcluir