25 de fev. de 2011

1º Estudo Dirigido – 1º Semestre de 2011.

Monitor

1) Resolva os índices hematimétricos, classifique o eritrograma (5 pts.).

imageimage

 

EXERCÍCIOS CONTINUADOS Os exercícios continuados são aqueles que iniciam no semestre e a medida que a matéria de diagnóstico avança, ele acompanha com os exames solicitados e são vistos na aulas ministradas, todos os exercícios desta modalidade receberam uma identificação bipartida (EC-010211), que permite situar qual caso clínico está sendo acompanhado, começaremos com anamnese e o eritrograma, nos próximos estudos dirigidos veremos leucograma, hemostasia, enzimologia, urianálise e coprologia.

Resolva os casos abaixo, classifique o eritrograma indique a possível fisiopatogênese (5 pts.).

EC-010211 - Paciente M., 3 meses, raça Fila Brasileiro, macho, pesando 10,70 kg, o proprietário relatou que paciente apresentou quadros de convulsões e que o efetuou tratamento com barbitúrico (fenobarbital), mas não administrou corretamente. No exame clínico geral o paciente se apresentou estado nutricional bom, comportamento agressivo, biótipo robusto e em estação. Mucosas levemente hipocoradas, linfonodos submandibulares infartados, tempo preenchimento capilar normal e ainda temperatura de 39,5°C e frequência cardíaca de 120 bpm e respiratório de 45 mpm. O exame especial para sistema nervoso observou reflexo de ameaça (hiperexcitação) e avaliação de consciência classificada como demente.

Suspeitas clínicas – Cinomose / Toxoplasmose / Trauma nervoso / Defeito congênito / Epilepsia

He mi/mm³ Hb g% Hct % PP g/dL VCM fL CHCM % HCM pg Plq mm³ Met (%) Fib (g/dL)
Cão 4,69 10,1 31,2 6,2 66,52 32,37 21,54 441000 0 -

EC-020211 - Paciente 141, 0 meses, raça Nelore, fêmea, proveniente de clonagem, onde algumas alterações congênitas foram constatadas, na radiografia de tórax, o tamanho do coração é maior do que normal, o paciente nasceu através de cesariana, e no momento da cirurgia houve um foco hemorrágico no cordão umbilical, que foi solucionada com uma ligadura e seguindo uma transfusão sanguínea apresentou melhora. Houve colostragem, no entanto ficou prostrado dois dias depois, onde foi encaminhado para HVU no início da noite, apresentando taquipnéia, febre, dor na região umbilical que se encontra bastante edemaciada. O umbigo permaneceu inchado e foi retirada a ligadura do cordão umbilical pois ao fazer uma punção foi drenado líquido amarelo levando a suspeita de persistência do úraco. Foi realizada doxapran e aminofilina, mas não souberam informar a quantidade e o intervalo de administrações, acredita-se que a aplicação errônea e exagerada possa ter contribuído para o agravamento dos sintomas respiratórios. Atividade em decúbito lateral, mucosas levemente congestas, grau de desidratação 3, temperatura em torno de 40 graus, lesão na região umbilical que se encontra muito edemaciada e com muita dor.

Suspeita clínica: onfaloflebite / onfalite

He mi/mm³ Hb g% Hct % PP g/dL VCM fL CHCM % HCM pg Plq mm³ Met (%) Fib (g/dL)
Bovino 5,68 7,6 24,8 6,0 43,66 30,65 13,38 1228000 2 400

ATENÇÃO: ENTREGA DO ESTUDO DIRIGIDO SERÁ NO DIA 28/02, NA MONITORIA TEÓRICA, E PARA ENTREGAR UM XEROX DO EXERCÍCIO RESPONDIDO, IDENTIFICADO NOME E RA. NO MESMO DIA DEVERÁ SER ENTREGUE O FLUXOGRAMA SOLICITADO NA SEMANA PASSADA, UMA CÓPIA XEROCADA IDENTIFICADA DA MESMA FORMA.

23 de fev. de 2011

Horário de Monitoria de Diagnóstico Laboratorial–1º/2011

Informativo

Monitoria Teórica – 2A117 – 2ª feira - 18:30 às 21:00

Monitoria Prática – 2H122 - 3ªfeira – 19 às 21:30

Monitoria Prática – 2H121 – 4ª feira – 10 às 12:00.

Para monitorias práticas é necessário jaleco, sapato fechado e luvas.

22 de fev. de 2011

Anemias - Classificação e Diagnóstico

Nathan Cruz

Anemia Severa–Animal Atendido no LAC/HVU (2011).

De acordo com Thrall (2006), a anemia é diminuição da quantidade de eritrócitos (ERT), resultando em menor oxigenação tecidual. No entanto, quando temos um redução dos eritrócitos, podemos ter uma redução nos valores hematócrito e hemoglobina.

imageFONTE: JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004.

O hematócrito (Ht), ou VG é a massa eritrocitária, sendo mais utilizado na clínica para determinação mais rápida, da anemia. Na maioria dos contadores automatizados (Veja a postagem Conhecendo o LAC – HVU), a realização do hematócrito não é feito diretamente, e sim através da fórmula:

Ht = VCM X Nº ERT / 10

A utilização do método de micro hematócrito é onde a porcentagem de hemácias é obtida pela centrifugação a 10 000 r.p.m. por 5 minutos, a formação da coluna de hemácias como na foto a acima pelo empilhamento e compactação máxima das hemácias no microcapilar. Após a remoção da centrífuga, é possível notar três camadas distintas no tubo: a coluna de plasma no topo, as hemácias compactadas na base, e uma fina camada esbranquiçada de leucócitos sobre as hemácias compactadas, conhecida como creme leucocitário ou buffy coat.

A dosagem de hemoglobina (Hb) é realizada através determinação por espectrofotometria, das hemoglobinas dentro das hemácias, e não a presença hemoglobina livre. E claro, que em casos de hemólise intensa, principalmente ligada a problemas com a recepção e armazenagem da amostra, pode haver o falso aumento da Hb ou até fatores de normalidade, o que não será compatível com a diminuição dos valores de ERT e Ht.

CLASSIFICAÇÃO: São utilizados basicamente três parâmetros para a classificação das anemias, sendo: Índices hematimétricos, resposta medular e fisiopatogênese.

imageA) Índices hematimétricos – É o método base para a classificação dos eritrogramas, sendo compostos pelo VCM (volume corpuscular médio), CHCM (concentração de hemoglobina celular média) e HCM (hemoglobina corpuscular média). Desde do terço final do sec. XX, Wintrobe determinou que estes índices conseguiriam determinar as anemias em sua origem. O VCM determina se anemia é composta por células grandes (macrocíticas), normais (normocíticas) ou pequenas (microcíticas). O CHCM determina se o teor de hemoglobina em relação ao sangue está diminuído (hipocrômico) ou normal (normocrômico). O HCM por ser um valor determinado o teor de Hb em relação a uma hemácia, é considerado redundante para interpretação do eritrograma.

B) Resposta medular: Está relacionada a resposta a nível de medula óssea, sendo muito útil para determinação do quadro anêmico. A anemia pode ser classificada como regenerativa ou não regenerativa, com base na quantidade de eritrócitos imaturos na corrente sanguínea. A liberação precoce de hemácias imaturas é uma resposta normal da medula em decorrência da maior síntese de eritropoietina, principalmente pelo tecido renal, induzida pela hipóxia. Após hemorragias ou hemólise, há liberação de maior quantidade de hemácias imaturas na circulação, características regenerativas. Geralmente constata-se aumento da população de hemácias imaturas em um período de dois a quatro dias após hemorragia ou hemólise. A ausência de hemácias imaturas circulantes indica anemia não regenerativa, tal achado deve ser considerado como evidência de disfunção da medula óssea (THRALL, 2006). Ao lado imagem retirada do livro de Junqueira & Carneiro (2004), é importante citar que os reticulócitos são indicativos de células imaturas e presentes em anemias macrocíticas, no entanto equinos não liberam reticulócitos na circulação periférica. Outro tipo celular que aparece no sangue periférico são os metarrubrícitos.

Metarrubrícitos são eritrócitos imaturos nucleados.  Indicam anemia regenerativa, doenças mieloproliferativas ou hemangiossarcomas (LOPES et al, 2007).

imageFonte: JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004.

REFERÊNCIAS

TRHALL, M. A.  et al. Hematologia e bioquímica clínica veterinária. São Paulo: ROCA, 2004.

JUNQUEIRA & CARNEIRO. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

LOPES, S. T. dos A. et al. Manual de patologia clínica veterinária. 3. ed. UFSM: Santa Maria, 2007.

17 de fev. de 2011

Bem-vindos a monitoria de Diagnóstico Laboratorial

Monitor

Sejam bem vindos a matéria de diagnóstico laboratorial, neste blog estarão postados exercícios, dicas sobre práticas, discussões sobre a patologia clínica e o serviço do laboratório na definição da semiologia animal.

Para esquentar os motores, vamos começar com um atividade muito simples, da primeira matéria que está em foco – O eritrograma e as anemias.

ATIVIDADE 1 – 3pts: Crie um fluxograma sobre anemias, com as seguintes palavras:

Primeiro quadro: Sobre anemia responsiva

Formas eritrocitárias: poiquilose, reticulocitose, policromasia, anisiocitose, microcitose, acantócitos, esferócitos, dacriócito, estomatócitos, Howell-Jolly e inclusões parasitárias.

Índices hematimétricos: VCM, CHCM, HCM e PP.

Formas: Aumentado, normal, diminuído e indiferente.

Doenças e alterações clínicas: Perda de sangue aguda, hemólise, hemoparasitose, babesiose, haemobartonelose, trombocitopenia, coagulopatias, contração esplênica, eritrocitose vera, neoplasias, insuficiência cardíaca e anemia imunomediada.

Lembre-se que os termos podem se repetir ou sequer aparecer.

Segundo quadro: Sobre anemia pouco ou arregenerativa

Formas eritrocitárias: eritroblasto basofílico, reticulose, metarrubrício, policromasia, anisiocitose, corpusculo de heinz e granulação eritrocitária.

Manifestações: Aumentado, normal, diminuído.

Doenças e alterações clínicas: hemoparasitose, policitemia, felino vírus, inflamação, neoplasia, deficiência endócrinas, insuficiência hepática, nefropatia, intoxicação por minerais, radiação, anemia imunomediada, panleucopenia, fármacos, deficiência nutricional (ferro), desvio portossistêmico.

A ENTREGA DA ATIVIDADE SERÁ PARA TERÇA-FEIRA, E NO DIA NA MONITORIA TEÓRICA (28/03) SERÁ A CORREÇÃO.

ATIVIDADE PRÁTICA 1 - 3 pts: Eritrograma

Na prática do dia 22/03, terá a prática de hemograma, em grupo de três pessoas, realizar todas as etapas do eritrograma, que são: Hematócrito, Contagem de Hemácias, Proteínas Plasmáticas e Fribrinogênio (Quando o sangue for de grandes animais), Calculo dos Índices Hematimétricos (VCM, HCM e CHCM) e Hematoscopia para avaliação dos formas dos eritrócitos.

A nota será dada da seguinte forma, comparada com os valores obtidos pelo Laboratório de Análises Clínicas do HVU de acordo com o desvio-padrão do resultado obtido na prática, ou seja, a cada diferença de 0,5 para acima ou abaixo, do valor pelo emitido pelo LAC, será feito uma correção por regra de três em relação a nota total.

NÃO PERCAM AS ATIVIDADES – ATÉ TERÇA-FEIRA!!!