17 de abr. de 2010

2º Estudo Dirigido

O 2º ESTUDO DIRIGIDO - GRANULÓCITOS é para ser entregue no dia 06/04/2010. Sem prorrogação do prazo.

1) Descreva a granulocitopoeses.

2) Quais os fatores que influenciam na produção e liberação de granulócitos já que em condições normais, a produção e a liberação é igual a utilização.

3) Descreva a função de cada granulócito: a) Neutróflo b) Eosinófilo c) Basófilo d) Masócito

4) Descreva a função dos linfócitos e granulócito especial: a) linfócito b) monócito

5) Verdadeiro ou falso, sendo que as falsas merecem ser justificadas. Assunto: Linfócitos e Monócitos

( ) A linfopoese nos órgãos linfóides secundários (baço, linfonodos, timo e tecidos linfóifdes associados ao intestino) dependem de uma estimulação antigênica prévia.

( ) O monócito migra para o tecido e se transforma em um neutófilo tecidual, quando há estimulação antigênca ele se transforma em macrófago fixo.

( ) O timo e a Bursa de Fabricius direcionam a funçao específica de linfócitos T e B, respectivamente, que se originam na médula óssea durante a vida fetal.

( ) Os monócitos surgem de células pluripotentes que os linfócits, no entanto estão distribuídos nos reservatórios sanguíneos da mesma forma que os neutrófilos.

( ) Os linfócios estao em constante reicirculação, ou seja, ocorrem a uma taxa relativamente constantes, de forma que o número de linfócitos que entram e deixam o sangue é aproximadamente igual, isso em um indivíduo saudável.

( ) O período de vida de um linfócito varia de alguns dias a meses ou até mesmo anos.

( ) Os tipos de linfócitos T e B são distinguivéis no sangue, sendo que T são mais rosados que os B quando utilizado a coloração Azul de Metileno para realização do esfregaço sanguíneo.

6) Em atendimento na clínica Animal Church na Universeidade do Minesota, especializada em felinos, um gato deu entrada ambulatorial com suspeita de atropelamento, ao realizar atendimento emergencial, o trainee torceu, sem querer o membro pélvico esquerdo do bichano que estava com suspeita de trauma. Baseado no histórico e relato pelo trainee quais os provavéis achados leucocitários você "clínico" espera encontrar já que o animal não apresentou febre e desidratação. Justifique sua resposta.

7) Sobre a influência dos corticosteróides sobre a resposta leucocitária, some as questões verdadeiras e justifique as falsas.

(22) Os corticosteróides (endogenos e exogenos) quando apresenam em concentração sérica aumentada, causam alterações na resposta dos leucócitos caracterizada por neutrofilia, linfopenia, monocitose e eosinopenia.

(50) Os corticosteróides causam demarginalização dos bastonetes que amadurecem e se transformam em segmentados, resultando em um aumento futuro dos neutófilos.

(120) Após cerca de 6h, a resposta leucocitária frente ao estresse (corticóides), sendo causa comum dessa alteração.

(10) Ansiedade e esforço físico podem causar resposta leucocitária semelhante ao estresse, sendo melhor visualizado em cães e gatos. Equinos e bovinos normalmente não demonstram alteração monocitária, apesar dos ruminantes nesse casos apresentarem monocitopenia.

(87,5) Em granjas suinículas e aviárias, o estresse pode influenciar no aparecimento de doenças virais, principalmente, pois nesta resposta leucocitária há um quadro de linfopenia, que alteram a circulação linfática.

SOMA DOS RESULTADOS: ________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário