21 de abr. de 2010

CONHECENDO O LAC / HVU

O Hospital Veterinário de Uberaba – HVU possui um setor especializado em realizar mais diversos exames laboratoriais que atendem o corpo clínico mas também a comunidade externa da região de Uberaba-MG, este setor é Laboratório de Análises Clínicas – LAC, sob a responsabilidade da Médica Veterinária Camila Cristina da Silva.

O hemograma é um dos muitos exames que compões a grade de rotina do LAC. Na aula da Prof.ª Joely F. F. Bittar, nos temos que realizar a contagem das hemácias, realizar o hematócrito e a contagem diferencial da série brancas. No entanto, o LAC devido ao grande fluxo de exames não pode realizar todos os exames manualmente, por isso utiliza a contagem automatizada, com nosso coleguinha Abbreviated Blood Counter Vet, ou simplesmente ABC Vet (À esquerda fig. 1 – ABC Vet).

abc

O ABC Vet como gosta de ser chamado analisa sangue de 11 diferentes espécies de animais, graças aos seus Smart Cards para cada espécie animal, que possui tanto as definições relevantes de análise e os valores de referência (Centralizada fig. 2 – Smart Cards, ferramentas de trabalho do ABC).

Os animais atendidos são dividos em seguintes categorias:

STANDART: cão, gato e cavalo.

COMPANION ANIMALS: coelho e furão.

BREED ANIMALS ou EXPLORATION ANIMALS: bovinos, suínos e pequenos ruminantes.

LAB. ANIMALS: ratos e macacos.

empresa DI 1 029

Ao contrário de nós, o ABC é altamente economista, com apenas 12 μl de sangue total com EDTA, sem precisar de preparações especiais ou diluições ele consegui realizar a contagem sanguínea, incluindo os seguintes parâmetros: hemácias, plaquetas, leucócitos totais, hemoglobina e índices hematimétricos, sem necessidade de lâminas, lamínulas ou Neubauer´s.

Além disso, ABC se revela um excelente contador diferencial diferenciação dos leucócitos totais em termos de linfócitos, monócitos e granulócitos, somente para cães, gatos, equinos, coelhos e furões. A chamada bandeira EOS é um indicador de eosinófilos levantadas na amostra de sangue.

O ABC utiliza a impedância elétrica e a espectrofotometria para realizar suas analises, sendo a primeira uma leitura realizada através da passagem de uma corrente elétrica por um determinado substrato biológico que podem ou não se opor a esta transmissão elétrica. Já a espectrofotometria é um método óptico que compara a quantidade de luz transmitida ou absorvida de um determinado substrato biológico dissolvido em um soluto de espectrofotometria conhecida.

empresa DI 1 031 Na figura 3 (ao lado) pode-se ver o painel de leitura do ABC, e ele não é preguiçoso, dedicado realiza a análise em apenas 90 segundos.

Conectado ao computador pode emitir relatórios dos resultados, conforme fig. 4.

Mas o ABC não gosta de trabalhar sozinho, ele adora compor um time, então se não for bem regulado pelo técnico de laboratório, ele não garantirá a confiabilidade dos dados. No LAC, além da contagem automática para agilizar os trabalhos da rotina, são realizados manualmente o hematócrito e contagem diferencial dos leucócitos para garantir a confiabilidade dos dados, através de repetibilidade, conforme o Protocolo Operacional Padrão – POP do LAC.

FIG. 4 – Resultados do ABC Vet FONTE: SCIL (2010).

O nosso operador amigável necessita de cuidados diária com seu pack de reagente, que ele não dispensa pois só assim garantirá resultados comprovadamente fiáveis tanto em animais sadios quando nos doentes.

Quem quiser conhecer pessoalmente este profissional é só dar uma passadinha no LAC que ele terá um prazer imenso em demonstrar sua capacidade para realizar este serviço.

FONTE: SCIL. Scil Vet ABC. S.l: Scil, 2010. Disponível em: <http://www.scilvet.com/scilgeneral/Products/Hematology/scil_Vet_abc-p-5/Overview-p-6.html> Acesso em: 21 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário