20 de abr. de 2010

Hemostasia - exercícios

ENTREGA: 27 Abril de 2010 – Monitoria Teórica

1) (UNIUBE – DLab2009) Na Medicina Veterinária normalmente se observa o uso de vitamina K em qualquer processo hemorrágico, por exemplo intoxicação por rodenticidas. Esse uso é correto? Quando deveríamos realmente aplicar vitamina K? Em qual situação? Qual(is) exames(s) laboratorial(is) deveria(m) estar alterado(s) que justifica o uso de vitamina K? Sabe-se que existem alguns fatores da cascata de coagulação que são realmente vitamina K dependentes, como por exemplo: II, VII e X.

2) (UNIUBE – DLab2009) Um colega veterinário tem dúvida de quando usar plasma total e/ou subprodutos. Como você explicaria para ele sobre a importância de utilizar plasma total e/ou seus subprodutos. Cite situações clínicas que poderiam ser utilizados plasma total e seus subprodutos e explique como podemos obter e conserva-los.

3) (UNIUBE – DLab2009) Suponha que um animal tenha deficiência na via primária da cascata de coagulação, especificamente no fator de Von Willebrand (FvW). Este fator é responsável pela intermediação entre o colágeno sub endotelial e as plaquetas, ou seja o FvW se liga a receptores na membrana de plaqueta mudando sua conformação e consequentemente secreção de substâncias vasoativas e agregantes. Essas substâncias são importantes na manutenção da vasoconstrição e amplificação da adesão e agressão plaquetária. Baseado nesse comentário qual subproduto você aplicaria nesse animal para repor o FvW. Explique como esse produto é obtido e armazenado.

4) Há algo falso nesse texto, o que é? Na CID, que é a coagulação intravascular disseminada, são consumidas quantidades maciças de fatores da coagulação, plaquetas e fibrinogênio. Quando o animal apresenta, tempo de sangria normal, plaquetas normais, protrombina aumentado e TTPA aumentado ele irá apresentar problemas nas VInst. e VExt. Conserta as corretas!

5) Explique o que prova maior e prova menor. Determine nestes testes laboratoriais, qual as recomendações dos subprodutos sanguíneos em relação a estes testes.

“NÃO ENTREGAR FORA DO PRAZO!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário